Princípios Fundamentais da Governança – Um dos Segmentos de Avaliação da QA no Credenciamento de Universidades

Geral

Por Gabriel Lopes
Presidente da MACCA – Agência de Acreditação do Mercosul

No contexto acadêmico, a governança universitária vai além das estruturas de gestão tradicionais; ela está diretamente relacionada à qualidade educacional e à responsabilidade institucional. O conceito de Quality Assurance (QA), que garante a qualidade contínua das práticas educacionais e administrativas, inclui a avaliação da governança como um de seus componentes essenciais no processo de credenciamento de universidades. Os princípios fundamentais da governança:  a) transparência, b) equidade, c) prestação de contas (accountability) e d) responsabilidade corporativa/institucional — são adaptados da governança corporativa para o contexto acadêmico, servindo como pilares para uma gestão eficiente e responsável das instituições de ensino superior.

Transparência: O Alicerce da Confiança Institucional

A transparência é o primeiro pilar da governança universitária e refere-se à clareza das decisões e ações da instituição em relação aos seus stakeholders — alunos, professores, funcionários e comunidade em geral. A prática de transparência nas universidades se traduz na divulgação de informações sobre processos administrativos, políticas acadêmicas, finanças e resultados de avaliação institucional. Isso não só aumenta a confiança, mas também fortalece a imagem da instituição perante o mercado educacional e a sociedade.

Para o credenciamento de uma universidade, a transparência é fundamental. Ela assegura que as decisões da administração sejam acessíveis e compreensíveis para todos os envolvidos, desde os gestores até os estudantes. O processo de Quality Assurance, nesse caso, não só avalia os métodos de ensino, mas também analisa a clareza e o acesso às informações institucionais. Universidades que adotam a transparência conseguem não apenas manter um alto padrão acadêmico, mas também garantir que as práticas administrativas sejam vistas como legítimas e acessíveis.

Equidade: Garantindo Igualdade de Oportunidades e Resultados

O segundo pilar da governança universitária, a equidade, é a prática de garantir que todos os alunos e colaboradores tenham as mesmas oportunidades, independentemente de sua origem socioeconômica, gênero, etnia ou qualquer outra característica pessoal. Em uma universidade que segue os princípios da governança corporativa, a equidade se reflete em políticas de inclusão, acesso à educação de qualidade para todos e a promoção de ambientes diversos e respeitosos.

A governança voltada para a equidade também envolve a distribuição justa de recursos financeiros, infraestrutura e apoio acadêmico, para que todos os alunos, independentemente de sua situação, possam alcançar seu potencial máximo. No processo de QA, a equidade é um indicador crítico: universidades que promovem uma gestão equitativa são mais propensas a oferecer uma educação que realmente prepara seus alunos para os desafios do mundo globalizado.

Prestação de Contas (Accountability): A Responsabilidade na Ação e Decisão

A prestação de contas, ou accountability, é o princípio que exige que as universidades sejam responsáveis por suas ações perante a sociedade, os alunos e outros stakeholders. Esse pilar abrange a responsabilidade pela execução de políticas, pelo uso dos recursos financeiros e pela entrega de resultados acadêmicos.

No processo de credenciamento, a accountability está intimamente ligada à capacidade da universidade de monitorar e avaliar suas próprias ações. A transparência nas finanças, a clareza na aplicação de recursos e a evidência de que as decisões estratégicas são alinhadas com os objetivos acadêmicos e sociais são aspectos observados durante a avaliação do QA. O comprometimento com a prestação de contas é crucial não só para o fortalecimento da confiança institucional, mas também para garantir que a universidade esteja contribuindo para o bem-estar da sociedade, cumprindo sua missão educacional de maneira ética e responsável.

Responsabilidade Corporativa/Institucional: O Compromisso com a Sociedade

Por fim, a responsabilidade corporativa ou institucional engloba o compromisso da universidade com a ética, a sustentabilidade e a contribuição para o bem comum. Esse princípio reflete a noção de que as universidades não são apenas empresas de educação, mas entidades responsáveis pela formação de cidadãos conscientes e pela produção de conhecimento que impacte positivamente a sociedade.

As universidades que adotam a responsabilidade corporativa atuam de forma ética em suas decisões estratégicas e operacionais, levando em conta o impacto social e ambiental de suas ações. No processo de QA, a responsabilidade institucional é verificada por meio das políticas de sustentabilidade, de apoio à pesquisa aplicada e de ações de engajamento com a comunidade externa.

“A aplicação desses quatro pilares fundamentais da governança, transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade institucional, é crucial para a construção de uma universidade moderna e comprometida com a qualidade. Na Logos University, temos implementado esses princípios não apenas como parte do nosso processo de credenciamento, mas como um reflexo de nossa visão estratégica de gestão. A transparência nos processos decisórios e a equidade nas oportunidades educacionais são elementos que garantem a credibilidade da nossa instituição, enquanto a responsabilidade institucional nos permite contribuir ativamente para a formação de uma sociedade mais justa e desenvolvida. O QA, nesse contexto, funciona como um mecanismo de validação e aprimoramento contínuo das nossas práticas, assegurando que nossa universidade esteja sempre à frente das necessidades acadêmicas e sociais.” (Gabriel Lopes, Doutor em Administração e Gestor da Logos University)

Os princípios fundamentais da governança — transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa/institucional — desempenham um papel central no processo de avaliação de Quality Assurance (QA) nas universidades. Eles não são apenas diretrizes éticas, mas componentes essenciais para a construção de instituições de ensino superior que se destacam pela qualidade acadêmica e pela responsabilidade social. À medida que as universidades buscam o credenciamento, esses pilares se tornam elementos-chave para a obtenção de resultados sustentáveis e para a consolidação de uma educação de excelência.

* A MACCA é uma agência privada de acreditação em frança aliança e reconhecimento de agências públicas de credenciamento de Universidades
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