28% de mulheres na REFENO 2025

Geral

A 36ª Regata Internacional Recife Fernando de Noronha (Refeno) terá participação inédita: 100 barcos confirmados, 12 pré-inscritos e um aumento expressivo no número de mulheres inscritas. O evento, organizado pelo Cabanga Iate Clube de Pernambuco, será disputado no dia 27 de setembro, com largada no Marco Zero do Recife e chegada em Fernando de Noronha. Uma das novidades é o veleiro Pura Vida, de São Paulo, comandado por Carla Silva Lopes, com tripulação composta exclusivamente por oito mulheres.

De acordo com a organização, as mulheres já representam 28% do total de competidores, contra 20% no ano anterior. A presença feminina reforça a evolução da participação das velejadoras em grandes provas de oceano. A flotilha ainda conta com representantes de 16 estados brasileiros e quatro países, reforçando o caráter internacional da regata.

“A Refeno é uma grande festa náutica, mas sobretudo um evento que transcende a parte esportiva. São quase 900 velejadores, movimentando a economia e o turismo de Recife e do Arquipélago de Fernando de Noronha. E este ano temos 100 barcos inscritos, inclusive um 100% com mulheres”, destacou o Comodoro Altair Júnior.

Sobre a Refeno

Organizada pelo Cabanga Iate Clube de Pernambuco, a Refeno é a maior regata oceânica do Brasil. Desde 1986 vem atraindo, todos os anos, competidores do Brasil e de várias partes do mundo. São 300 milhas náuticas entre céu e mar com destino a Fernando de Noronha, arquipélago oceânico de águas cristalinas, onde é possível encontrar natureza pura, com golfinhos e atobás fazendo a festa dos visitantes.

REALIZAÇÃO, PATROCÍNIO e APOIO

A 36ª Refeno é uma realização do Cabanga Iate Clube de Pernambuco e Instituto Cabanga de Responsabilidade Social. Tem o patrocínio Heineken 0.0, Empetur, Governo de Pernambuco, Banco do Nordeste, Governo do Brasil, Indústrias Becker, Baterias Moura, Shineray Eletric, Zeekr Auto Oriente, Dislub e Agemar.

E apoio da Marinha, ICMBio, Terceiro Distrito Naval, Capitania dos Portos de Pernambuco, Escola de Aprendizes Marinheiros de Pernambuco, Polícia Federal, Prefeitura do Recife, Governo da Paraíba – Secretaria de Turismo, Porto do Recife, Adepe, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Administração de Fernando de Noronha, CBVela, ABVO, FPVela, Flotilha Frevo, Iate Clube da Paraíba, Iate Clube de Sergipe, Pernambuco Iate Clube, Recife Marina, Aratu Iate Clube, Ferreira Pinto Advocacia Estratégica e Livedot Tracking.

Fonte: Flávio Perez | Agência On Board