Comunidade de corredores surdos se prepara para a 34ª edição da Dez Milhas Garoto

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A 34ª edição da Dez Milhas Garoto já entrou para a história. Com 17 mil inscritos, a tradicional corrida que conecta Vitória a Vila Velha (ES) bateu todos os recordes, reforçando seu papel entre os grandes eventos esportivos do país. Mais do que números, a prova que acontece no dia 28 de setembro será palco de histórias inspiradoras de superação e inclusão, entre elas, a participação de 41 corredores surdos da fábrica da Garoto, que se reúnem todos os anos para viverem juntos essa experiência única.

Para o operador de máquinas Wellington Mendes de Freitas, 38 anos, que participa há quatro anos da 10 Milhas Garoto, a corrida simboliza acolhimento e igualdade. “Eu me sinto feliz, e é possível enxergar a inclusão de todas as pessoas naquele momento, seja para quem têm deficiência visual, física, auditiva, todos são um só time naquela hora tão especial e importante.”

Já para Paula Santos Leite, 33 anos, auxiliar de fabricação, cada passo é uma afirmação de força e pertencimento. “Estar ali, no meio de tanta gente, mostrando que a deficiência auditiva não me impede de correr, é motivo de orgulho. Eu posso não ouvir os aplausos, mas sinto a vibração do chão, o vento no rosto e a força dentro de mim. Ser uma pessoa surda não me impede de correr, só muda a forma como percebo o ambiente. A gente aprende a correr com os olhos e com o coração. Participo da Dez Milhas Garoto há três anos, e cada edição é uma experiência incrível.”

A colaboradora da Chocolates Garoto Ana Paula de Souza Pereira, 42 anos, e que participa há sete anos da Dez Milhas Garoto, completa que “saber que várias pessoas surdas participam a cada edição e que esse número só aumenta é a verdadeira inclusão. É uma emoção enorme, que passa também para os nossos filhos, como aconteceu comigo quando levei minha filha para a Garotada. Faço parte da Dez Milhas Garoto há quase uma década e cada edição é inesquecível.”

O crescimento da comunidade surda na corrida reflete um propósito contínuo da Garoto em promover inclusão e acessibilidade. Além da prova principal, o fim de semana esportivo conta também com a Corrida Garotada, para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, e a Cachorrida, que celebra a relação entre tutores e pets em um trajeto de 1,6 km.

Segundo Thais Papa, gerente de Marketing da Nestlé Brasil, as histórias de Wellington, Paula e Ana Paula reforçam o propósito da marca. “A Dez Milhas Garoto é mais do que uma corrida. É um momento de encontro, superação e diversidade. Ver tantas pessoas diversas participando da corrida nos mostra que estamos no caminho certo para tornar o evento cada vez mais acessível e inclusivo. Cada participante que cruza a linha de chegada leva consigo muito mais do que uma medalha, mas também a certeza de que o esporte transforma vidas.”

Esportevix / Garoto