Programa Nadar, Ensinar, Pertencer promove capacitação no Recife

Geral

O Instituto Etiene Medeiros (IEM), em parceria com a Secretaria de Cidadania e Cultura de Paz do Recife (COMPAZ) e incentivo do Banco do Nordeste, está realizando o Programa Nadar, Ensinar, Pertencer, iniciativa que une esporte, educação e cidadania para fortalecer vínculos comunitários em territórios de vulnerabilidade, no Recife (PE).

A proposta já começou a transformar realidades com duas frentes principais: a capacitação de profissionais e a realização de festivais de natação nos centros Compaz da capital pernambucana. Mais de 170 pessoas foram capacitadas em práticas inclusivas, quatro festivais realizados – com público médio superior a 2.000 pessoas – e integração direta entre esporte, cultura e comunidade.

A etapa de formação reuniu mais de 170 pessoas no Compaz Leda Alves, no Pina, onde profissionais e estudantes participaram de palestras e vivências com foco em práticas esportivas inclusivas e educativas. O encontro teve um propósito transformador: fortalecer a conexão entre educação e esporte como caminho de pertencimento, crescimento e cidadania. Os participantes receberam certificado e destacaram a relevância da iniciativa.

Entre os destaques da programação, Etiene Medeiros – nadadora olímpica e fundadora do IEM – com o tema Esporte e Representatividade: A trajetória de Etiene Medeiros; Dayse Rodrigues, professora de Diversidade do Instituto, com Inclusão e Equidade no Esporte: Caminhos para uma educação social pelo esporte; Fábio Rocha, treinador e preparador físico, com Didática inclusiva e formação de base: Corpo, movimento e letramento corpo; e Antônio Coutinho, coordenador técnico do IEM, com Formação Esportiva, Cultura e Cidadania: Estratégias para atuar com público em vulnerabilidade.

Festivais já realizados – Quatro festivais de natação já foram promovidos no COMPAZ Leda Alves, COMPAZ Eduardo Campos, COMPAZ Ariano Suassuna e no Geraldão, reunindo uma média de 1.000 participantes diretos, entre crianças, adolescentes, familiares e profissionais, além de alcançar mais de 2.400 pessoas de forma indireta. As atividades envolveram provas de natação, oficinas culturais, brincadeiras, rodas de leitura, apresentações artísticas e a participação de atletas convidados.

O Programa segue em andamento com a realização de mais um festival, agora no COMPAZ Dom Hélder Câmara, neste sábado (6), ampliando o impacto comunitário e a integração entre esporte, cultura e cidadania. A expectativa é que esses encontros também sejam um sucesso de público, consolidando o alcance da iniciativa.

A presença e participação efetiva de Etiene Medeiros traz uma motivação a mais para crianças e jovens que participam desses encontros, reforçando a força do esporte como inspiração. O espírito de pertencimento e celebração marcou cada festival.

“O Programa Nadar, Ensinar, Pertencer reafirma o compromisso do Instituto Etiene Medeiros com a democratização do acesso ao esporte, a promoção da equidade de gênero e a construção de espaços de convivência pacífica e cidadania”, destaca Etiene.

Com o incentivo do Banco do Nordeste, em parceria com a Secretaria de Cidadania e Cultura de Paz do Recife (COMPAZ), além do apoio da agência Maúna, o Instituto Etiene Medeiros vem se consolidando como referência em capacitação especializada em esporte e educação social, pautando sua atuação em uma didática inclusiva e na promoção da equidade no esporte.

O IEM hoje conta com o apoio do Banco Votorantim e B3, assim como do Banco Itaú, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e do Governo Federal, e de parceiros como a Secretaria de Educação e Esportes, Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, Berlim Digital, Even3 e Maúna Produtora.

Wagner Cavalcanti / IEM